Você está em: Lipoaspiração

A lipoaspiração é provavelmente a cirurgia mais realizada dentro da Cirurgia Plástica. É uma técnica conhecida há várias décadas, mas que foi reintroduzida no mundo da medicina no início da década de 80 pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz, que na época fez sua primeira demonstração no Brasil no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Ganhou imensa popularidade ao longo dos últimos 30 anos por oferecer contornos mais graciosos através de cicatrizes mínimas. Quando feito para a região abdominal, pode ser usada a anestesia geral ou peridural. O tempo de internação é de 24 horas e a recuperação pós-operatória é bem rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades após 2 semanas.

Estou bem acima do peso. A gordura pode ser toda retirada?

A técnica de lipoaspiração tem como principal indicação aqueles pacientes dentro do seu peso ideal ou próximo dele, apresentando gordura localizada. A lipoaspiração não é um procedimento que visa o emagrecimento, e sim melhores contornos corporais. A resolução 1711 de 2003 do Conselho Federal de Medicina estabelece o limite máximo de volume a ser aspirado em 7% do peso corporal.

Como é a evolução pós-operatória? É doloroso? Com quanto tempo o inchaço desaparece?

A dor no pós-operatório é bastante relativa. A grande maioria sente um desconforto maior nos dois primeiros dias, melhorando bastante depois. Mas há aqueles que sentem mais dor e outros que já nos primeiros dias já não sentem quase nada. Quanto ao edema ou inchaço, apresenta-se bastante intenso na 1ª semana, mas vai se desfazendo gradativamente e no final do 1º mês, o edema já diminui entre 80 a 90% do inicial. As equimoses (manchas roxas na pele) são muito comuns, principalmente nas pessoas de pele mais clara. As poucos, elas vão assumindo um tom mais esverdeado e daí para o amarelo, até desaparecerem.

Quanto tempo devo esperar pelo resultado definitivo?

Em qualquer procedimento dentro da Cirurgia Plástica costumamos aguardar por um prazo em torno de 6 meses pelo resultado final, havendo algumas variações de tempo dependendo da cirurgia considerada e de fatores individuais. Na lipoaspiração do abdome, com 30 dias, o edema já saiu 60% e com 3 meses, 80%, exceto pela área acima do bumbum, que costuma demorar mais, cera de 4 a 6 meses.

Com quanto tempo posso tomar Sol?

Um período de 90 dias sem Sol é o suficiente.

O que é a lipoescultura?

Na verdade, lipoescultura não é um termo técnico, mas costumamos usá-lo pela popularização dessa expressão na mídia e para o entendimento mais fácil do paciente. Definimos lipoescultura quando aspiramos gordura de um local e a injetamos em outros, de acordo com as necessidades do caso. Na lipoaspiração, apenas aspiramos a gordura.


Compartilhe este post: