Você está em: Botox e Preenchimentos

Toxina Botulínica (Botox)

A toxina botulínica tipo A é uma “ferramenta” usada há mais de 20 anos pelos profissionais médicos e no campo da estética, já se possui vasta experiência com sua utilização. Ela age diminuindo temporariamente a movimentação da musculatura facial, amenizando as rugas dinâmicas (de expressão) ou mesmo fazendo-as desaparecer. Seu efeito dura em torno de 4 a 6 meses, após esse período novas aplicações podem ser feitas, sem risco para o paciente. Raramente provoca reações adversas, sendo mais comuns edema leve local e pequenos hematomas.

Outra indicação para a toxina botulínica é a hiper-hidrose axilar, ou seja, para pessoas que apresentam suor excessivo nas axilas. Para esses casos, a duração do efeito é bem maior, em torno de 12 meses.

O efeito da toxina botulínica é imediato?

Não. O efeito desejado só é visto após 48 a 72 horas após sua aplicação. Antes disso, não se observa quaisquer alterações.

Minha amiga fez, mas ficou com um aspecto artificial, muito paralisada, de face congelada. Como posso evitar isso?

As técnicas usadas na Cirurgia Plástica obedecem algumas regras e preceitos, mas que são completamente moldáveis, adaptadas e individualizadas para cada paciente, respeitando as características e as necessidades de cada um . A aplicação de toxina botulínica não foge a essa regra e a determinação da quantidade a ser usada e dos pontos a serem tratados dependem de uma avaliação prévia rigorosa do paciente. Sabendo as áreas da musculatura mais forte e mais frágeis, podemos adequar a dose e produzir um resultado natural, apenas diminuindo a força muscular, mantendo algum movimento.

E se um lado ficar diferente do outro? Tenho que esperar 6 meses para passar o efeito?

Assimetrias após a aplicação podem acontecer, mesmo com os profissionais mais gabaritados. O que ocorre é que na mesma pessoa, a musculatura de um lado pode ser mais forte do que o outro lado e, inicialmente a quantidade de unidades injetada é igual para ambos os lados, de onde pode sobrevir a diferença. Caso isso ocorra, um retoque pode ser feito com 21 dias, na tentativa de produzir a máxima simetria e um bom resultado estético.

Possuo algumas rugas que estão sempre presentes, mesmo quando não movimento o rosto. A toxina botulínica pode ser usada para melhorá-las?

Definimos essas rugas como estáticas, ou seja, estão presentes com ou sem a movimentação dos músculos. O principal campo de atuação da toxina botulínica são as rugas dinâmicas, aquelas que só aparecem quando franzimos a testa, cerramos os olhos com força ou sorrimos. Em verdade, há também uma melhora das rugas estáticas, mas estas apenas são satisfatoriamente tratadas com o uso do preenchimento, associado ou não com a toxina botulínica.

Existe algum efeito a longo prazo?

Existe sim, mas na verdade não pela ação direta da toxina botulínica. De fato, com as aplicações sucessivas ocorre uma discreta atrofia da musculatura pelo desuso e o paciente com o tempo perde o hábito de contrair a região, fazendo com que progressivamente, sejam necessárias doses menores para alcançar efeito semelhante aos anteriores.

Preenchimentos

Ao longo dos anos, nosso organismo vai perdendo algumas de suas características, sofrendo com a ação do envelhecimento. A pele, antes lisa, elástica e hidratada, dá lugar a uma pele rugosa, com sulcos pronunciados e rugas de expressão, principalmente nas áreas mais expostas ao Sol, como a face e as mãos.

Preenchimento é uma técnica usada para suavizar sulcos e rugas faciais e, em alguns casos, até mesmo fazê-las desaparecer. Consiste na injeção subcutânea de substâncias preparadas para esse fim, dentre as quais, destaca-se o ácido hialurônico. Este, normalmente está presente na pele, fazendo parte da sua composição natural. É encontrado em várias concentrações diferentes, para uso em diversas áreas, como:

  • Rugas e sulcos faciais;
  •  Lábios;
  •  Mãos;
  •  Pescoço;
  • Colo;

 

O preenchimento com Ácido Hialurônico é um procedimento simples, praticamente não apresenta reações adversas, é feito com anestesia local e em caráter ambulatorial, sendo considerado o preenchedor mais seguro atualmente disponível. Ele estimula a proliferação de colágeno, aumenta a hidratação e promove a melhora do tônus e da elasticidade, devolvendo a vitalidade natural da pele. Seu efeito perdura por até 12 meses, fazendo com que resultados indesejados sejam temporários. Seu uso sucessivo produz um efeito cumulativo, em relação à hidratação e qualidade da pele.

Outro preenchedor usado em nossa rotina é o Ácido Poli-L-Láctico, mas conhecido comercialmente como Sculptra. É uma substância sintética, de origem não-animal, sendo totalmente biocompatível e absorvida pelo organismo. Possui as mesmas indicações do ácido hialurônico e mecanismo de ação semelhante, estimulando a produção de colágeno. entretanto o resultado estético do preenchimento com ácido poli-l-láctico não é imediato, a suavização dos sulcos e rugas se torna evidente em torno de 2 meses após o início do tratamento e geralmente são necessárias 2 a 3 sessões nesse intervalo. Por outro lado, seu efeito é mais duradouro: cerca de 2 anos.

 


Compartilhe este post: